Espaço Conviver

Início/Espaco Conviver

Espaço Conviver

Criado em 25/11/2021/Ativo desde 25/11/2021
A HELPER – Ajuda Filantrópica, é uma startup de teor 100% social, com a proposta de ajuda ao Terceiro Setor em todas as suas vertentes ou categorias, sendo o elo entre a Filantropia/Caridade e o Comércio Eletrônico nacional, algo NUNCA visto antes. Fazemos a conversão de parte dos valores do Marketing e da Publicidade de Grandes Lojas Parceiras, colocando à disposição para a DOAÇÃO à Instituições, Grupos ou Projetos Individuais que aliviem as dores da Causa Humana, Causa Animal e Biodiversidade; assim como também para pessoas em franco estado de vulnerabilidade de saúde ou social. SEM CUSTO/DESCONTO ALGUM. A HELPER facilita a integração da Sociedade Civil, do Terceiro Setor e do Comércio Eletrônico. Visite http://www.helper.ong.br e saiba mais.

Algumas de nossas fotos

First slide
First slide
First slide
First slide
First slide
First slide
First slide
First slide
First slide

Como a Helper ajuda as instituições

Espaço Conviver

Nossa chave PIX: 41.684.209/0001-07

Descrição

O Espaço Conviver é uma organização sem fins lucrativos que desenvolve seus trabalhos em Vargem das Flores, uma região da cidade de Contagem/MG. Hoje, essa região é a mais populosa do município, porém conta com os piores índices de escolaridade e de renda da cidade (Censo/2010). As pessoas lidavam com todo tipo de opressões: das físicas até as político-ideológicas. A população ainda sofre pela distância até os polos de trabalho, de saúde, de cultura e de formação e pela forma que é vista lá na "cidade". O Espaço Conviver respeita as dores do próximo, identificando e combatendo as situações de abuso e injustiça responsáveis por essas dores, para assim, restaurar a autoestima e encorajar o protagonismo. Queremos dar Voz e Vez para pessoas que ocupam os últimos lugares na escala social. Atendemos pessoas maiores de 18 anos e que estejam em situação de vulnerabilidade social. Trabalhamos para dar suporte e recursos, visando mobilidade social e protagonismo. Através de: Acesso a direitos; Desenvolvimento do potencial humano, individual e local; Democratização de oportunidades; Uma cultura da convivialidade. Queremos ajudar as pessoas a entender que SIM: elas têm dignidade e valor. Não vamos descansar enquanto não vermos Vargem das Flores realmente florindo, com condições iguais de direitos e de oportunidades. Atuamos desde 2019 e atualmente atendemos a 100 famílias , totalizando 446 pessoas. Partilhamos o pão, com a doação de alimentos. Partilhamos a palavra e a escuta, através de rodas de conversas e psicoterapia. No Espaço Conviver PREZAMOS pelas pessoas, acreditamos que o RESPEITO muda tudo e é a base para uma boa convivência. Sabemos que não podemos mudar o começo dessa história, mas o final a gente já começou a mudar. "Não podemos ajudar todas as pessoas, mas todas as pessoas podem ajudar alguém".


O que fazemos?

Nós temos uma proposta de trabalho que oferece ações desde socorro até desenvolvimento integral da pessoa, ou seja, meios e recursos para que elas superem suas vulnerabilidades. Esse programa contempla ações de assistência social (doação de alimentos e orientação jurídica), saúde preventiva (psicoterapia individual e em grupo e rodas de conversa), cultura (pintura em tela e colchas de retalhos temáticas e artísticas) e educação complementar (cursos e palestras voltados para temas relacionados a cidadania e formação humana). Com a sua participação esse trabalho de transformação da vida dessa comunidade vai se potencializar ainda mais. Vamos expandir nossas ações e aumentar as nossas entregas, impactando e melhorando a vida de mais pessoas com alimentação, saúde mental, acesso a cultura e educação complementar. Por isso, eu te convido a ser parte desse time, a partir de R$ 50,00 doados mensalmente, você leva um kit verde com: frutas, legumes, hortaliças e dois litros de leite para uma família com cinco ou mais pessoas. Doações de alimentos realizadas em 2021: 346 cestas básicas; 1.166 Kits de Hortifrútis; 1.172 litros de leite; 1.603 pcts de biscoitos; 415 pcts de achocolatado. Essas doações atenderam 9.858 pessoas. Houveram ainda doações de cobertores, roupas, brinquedos e horas de psicoterapia. Os beneficiários chegam até a organização em busca de alimentos, na grande maioria dos casos. No entanto, trabalhamos e lutamos por condições dignas de vida, trabalhamos para que as pessoas que atendemos possam desenvolver o seu potencial humano, através do desenvolvimento da sua integralidade.


Nossas necessidades

Nossa maior necessidade é a captação de recursos, necessitamos de investidores.


Como usamos nossas Doações

As doações são usadas com as entregas da nossa teoria da mudança. São elas:Duzentos kits de gêneros alimentícios mensais.Cinco orientações jurídicas mensais.Quarenta horas de psicoterapia mensais.Quatro horas mensais de rodas de conversa temáticas para mulheres.Quatro horas mensais de grupo de encontros para mulheres.Dezesseis horas mensais de aula de pintura em tela. Vinte horas mensais de cursos.


Como e quando surgimos?

A indignidade da vida humana sempre mobilizou um grupo de amigas que cresceram em uma comunidade pobre e sem recursos. Ver sua gente ser explorada, ter vergonha do local que mora, os jovens serem mortos na guerra do tráfico de drogas, sofrer violência sexual, física, moral e psicológica, sofrer com a falta de saneamento básico e condições precárias de moradias foi se tornando combustível para elas irem se comprometendo em ativismo social. No ano de 2019, algumas dessas amigas se juntaram para realizar um almoço de natal solidário para famílias em situação de vulnerabilidade social. Em quarenta (40) dias a ação foi organizada, realizando-se no dia 25/12/2019 e atendendo a sete (7) famílias, totalizando trinta e sete (37) pessoas beneficiadas. A partir daí o grupo começou a organizar alguns eventos pontuais fundamentados na psicologia e com foco na ampliação da consciência e no autoconhecimento. Esse coletivo adotou o nome de Espaço Conviver e suas atividades tinham o propósito de disseminar e fomentar uma cultura da convivialidade, garantir direitos, melhorar a qualidade de vida da população do território local. Em 2020 com a chegada da pandemia e com as medidas de restrições sanitárias impostas, inicialmente o coletivo interrompeu suas atividades ficando meio que à deriva frente a nova realidade causada pela COVID-19. Com o passar do tempo, o coletivo percebeu que não poderia ficar paralisado frente as dificuldades impostas pela pandemia, era preciso reinventar-se. Diante dessa dor identificada o coletivo redirecionou a sua atuação e começou a efetivar pequenas ações de combate à fome. Paralelo a isso, o coletivo também realizou no dia 25/12/2020 o segundo Natal Solidário do Conviver, dessa vez em uma casa que abrigava 11 meninos que foram retirados do convívio familiar por sofrerem violações de seus direitos. Em 2021 o coletivo constitui-se juridicamente como uma associação privada, sem fins lucrativo e apartidária. Atualmente, atendemos a 446 pessoas.


Nossos objetivos

Garantir o acesso a direitos fundamentais adquiridos.Oferecer meios para o desenvolvimento do potencial humano pessoal e local.Promover a democratização de oportunidades.Fomentar relações pessoais e sociais pautadas pelo respeito e pela convivialidade.


Importância do nosso trabalho

Respeito as dores das pessoas, trabalhando contra toda e qualquer tipo de opressão visando, coletivamente: mobilidade social; individualmente: protagonismo.


Nossa visão de futuro

Ser uma organização que dá voz e vez para pessoas que ocupam os últimos lugares na sociedade.


Nossos valores

Boa vontade, protagonismo coletivo, coerência entre o falar e o fazer, trocas reciprocas, responsabilidade, cooperação, tolerância, equidade e diversidade.


Nossos Gestores, Técnicos e Voluntários

Equipe: Diretoria (Presidente, vice-presidente, secretária e tesoureira) Conselho Fiscal ( três conselheiras) Técnicos: 3 psicólogas; 1 advogado e uma estudante de direito; 1 técnica de informática, 1 técnico de contabilidade, 1 administrador de empresas, 1 técnico de farmácia e 1 músico. Toda a equipe é voluntaria.


Projetos futuros

Nome do Projeto: Costurando histórias Tendo em vista que, os desafios, ambiguidades e complexidades humanas veem solicitando à sociedade novas abordagens e aplicações variadas do conhecimento, o Projeto Costurando Histórias é uma atividade multidisciplinar de interconexão e transversalidade da arte e da psicologia, que visa causar um impacto pessoal, social e cultural. Ao desenvolver as potencialidades do público atendido, explorando e ampliando as suas habilidades, pretende-se criar uma consciência de responsabilidade social e promoção da saúde emocional das mulheres atendidas. Sendo assim, o projeto tem por objeto a produção de uma obra artístico cultural. No entanto, as atividades realizadas acontecerão em interface com a psicologia de modo a promover saúde mental em interconexão ao desenvolvimento do patrimônio cultural. Para tanto, as oficinas de trabalhos manuais serão intercambiadas através das metodologias participativas de rodas de conversas, com fundamentação teórica em Logoterapia e Análise Existencial - LAE. Assim, o projeto visa aproveitar os potenciais e habilidades do grupo e favorecer o resgate da tradição de costurar colchas de retalhos. Ressalta-se que as colchas serão temáticas retratando símbolos, crenças, historias e tradições do grupo que irá produzi-las. As colchas serão produzidas a partir de temáticas previamente escolhidas e trabalhadas com o grupo. Os temas se relacionaram com as realidades e histórias de vidas das mulheres atendidas no projeto. Durante a produção das colchas o trabalho de aprofundamento dos temas continuará a ser trabalhados com o grupo. Assim sendo, a transversalidade da produção artística com a mútua ajuda psicoterapêutica da vivência em grupo acontecerá durante toda a execução do projeto. Ao final do projeto será organizado uma exposição itinerante das colchas de retalhos e de um memorial fotográfico do processo transcorrido no desenvolvimento das atividades.


Voluntários: 16


Atendidos pela Instituicao: 446

Amigos e Contribuintes

Conheça nossas Campanhas de captação em outras Plataformas


Mensagens

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore magna aliqua. Platea dictumst quisque sagittis purus. Turpis in eu mi bibendum neque. Quam nulla porttitor massa id neque aliquam vestibulum morbi blandit. Scelerisque felis imperdiet proin fermentum. Volutpat odio facilisis mauris sit amet massa vitae tortor condimentum. Egestas egestas fringilla phasellus faucibus scelerisque eleifend donec pretium. Mi in nulla posuere sollicitudin aliquam. Eget nulla facilisi etiam dignissim. Amet commodo nulla facilisi nullam vehicula ipsum a arcu. Consectetur a erat nam at lectus urna duis convallis. Molestie a iaculis

Erat pellentesque. Sit amet nisl suscipit adipiscing bibendum est ultricies integer quis. Elementum pulvinar etiam non quam. Etiam tempor orci eu lobortis elementum nibh tellus. Elit sed vulputate mi sit. Laoreet non curabitur gravida arcu ac tortor dignissim convallis. Egestas sed sed risus pretium quam. Posuere lorem ipsum dolor sit.

Nome da Instituição
Espaço Conviver
Gestor/Responsável
REJANE DE SOUZA CORREA
Endereço da Instituição
Rua Dama da Noite nº 11 Contagem - MG
Telefone Fixo da Instituição
(31) 98591-8256
Whataspp da Instituição
(31) 98702-6817
Dados Bancários
Banco: Brasil | Conta: 586.307-4 | Agência: 5679-0
E-mail da Instituição
espacoconviver.mg@gmail.com
Redes Sociais da Instituição
Data de fundação da Instituição
25/12/2019
Categorias
Combate à Fome, Combate à Pobreza, Justiça Social, Orientação Jurídica, Orientação Psicológica
Favoritos
1


ONGs Relacionadas

Políticas HELPER
Olá Usuário, seja bem-vindo à Plataforma Helper.

A Helper – Ajuda Filantrópica, coloca à disposição para a completa leitura os seus Termos de Uso da Plataforma, assim como sua Política de Privacidade, as Regras de Caschback Filantrópico para as Instituições e as Regras de Caschback Filantrópico para as Pessoas Físicas.

É muito importante que você leia atentamente todos os documentos citados acima, por estes estabelecerem a relação, direitos e obrigações entre a Plataforma Helper, seus Usuários e Parceiros.

Concordando com todos os nossos Termos de Uso, clique em ACEITAR os Termos e Políticas da Plataforma Helper para continuar utilizando os benefícios da Helper – Ajuda Filantrópica. Clicando em “ACEITAR”, você concorda e consente os todos os Termos acima.

Ressaltamos que todos os dados aqui coletados são regulados pela nossa Política de Privacidade e Política de Cookies. Nossas Políticas seguem as normas Nacionais e Internacionais de Proteção de dados pessoais reguladas pela LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados) e GDPR (General Data Protection Regulation).

É a hora da ajuda coletiva, o Terceiro Setor agradece a sua sensibilidade e ajuda.